sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Poética da relação

                            
 What follows is an intro to Édouard Glissant's book "Poetics of Relation":


                                                      A BARCA ABERTA

Aquilo que petrifica, na experiência da deportação dos africanos para as Américas, é sem dúvida o desconhecido, enfrentado sem preparação nem desafio.

A primeira treva foi o ser arrancado à terra quotidiana, aos deuses protetores, à comunidade tutelar. Mas isso ainda não é nada. O exílio suporta-se, mesmo quando sidera. A segunda noite foi de torturas, de degenerescência do ser, provocada por tantos incríveis sofrimentos. Imaginem duzentas pessoas amontoadas num espaço que mal poderia conter um terço delas. Imaginem o vómito, a carne viva, os piolhos pululantes, os mortos jacentes, os agonizantes apodrecendo. Imaginem, se forem capazes, a embriaguez vermelha das subidas ao convés, a rampa que é preciso subir, o sol negro no horizonte, a vertigem, esse deslumbramento do céu colado às ondas. Vinte, trinta milhões de deportados durante dois séculos ou mais. A degradação, mais sempiterna que um apocalipse. Mas isso ainda não é nada.

(Édouard Glissant: Poética da relação)


Manthia Diawara's lecture on Édouard Glissant and their journey documented in the film "One World in Relation" can be found hERE


Sem comentários:

Enviar um comentário